Um bom vendedor pode se tornar um bom gerente?

Afinal vendedor que vende é a estrela de qualquer corporação, ou não? 

  Essa semana em um grupo no LinkedIn se abriu a discussão sobre promover um bom vendedor para gerente de vendas,  isso gerou uma grande polemica, muitos a favor e outros contra.

 
Eliminando o fato que estamos falando de vendas, promover um bom profissional para gerente é um risco em qualquer atividade.
 
Voltando a vendas, é fundamental que ao planejar promover um vendedor à gerente, tenha-se o cuidado de observar suas aptidões e capacidade de se ajustar à nova função. Ai entra a área de RH trabalhando junto com a gerencia no planejamento e preparação do profissional.
 
Investir na formação deste profissional poderá trazer grandes benefícios, um gestor que teve vivencia no campo, digo, vendendo, sempre poderá dar mais apoio a sua equipe, poderá “tirar” mais de cada colaborar e transmitir sua experiência em cada etapa do ciclo da venda. Além do fato de ter o respeito das pessoas por saberem que “ele sabe o que está fazendo e falando”.
 
Um grande erro que se comete é olhar para um excelente vendedor e simplesmente promovê-lo a gerente, em geral, um grande vendedor é motivado pelo sucesso dele, isso se traduz em comissões, que reflete em vendas para empresa. Migrar da função de vendedor, onde ele tem o “controle” do processo, para a função de gestor, exige prepará-lo para “conduzir e ensinar” e não mais “fazer”.
 
Porém, nosso maior problema nos dias de hoje é que temos gestores de vendas sem qualquer experiência no campo, o que eu chamo de “gerente salesforce” e que, infelizmente, nem sabem utilizar essa ferramenta com o objetivo de apoiar sua equipe, usam somente para cobrar.
 
Outro grande problema pode ocorrer com a não promoção de um excelente vendedor, isso poderá gerar a sensação de que ele não está sendo valorizado, criando até um mal estar na equipe e o desejo procurar outro lugar que o valorize.
 
Em resumo, este é um assunto que deve ser tratado em conjunto, RH e os níveis de gerencia, buscando o melhor para o profissional e para a empresa, afinal vendedor que vende é a estrela de qualquer corporação, ou não?