Você recebe muitas ligações e não atende, mas quando retorna, diz que o telefone não existe, isso é spoofing. São ligações de números que não existem.
Vale a pena saber o que é e agir contra.
.
O spoofing é proibido por lei e regulamentado.
.
Portanto, se receber uma ligação de uma empresa e você atender, pergunte quem está ligando, grave o nome, desligue e ligue novamente. Se der que o telefone não existe, denuncie no Reclame Aqui, por exemplo, eles irão parar de te ligar.
.
É muito provável que ela já esteja te incomodando com ligações que caem assim que você atende, uma prática comum em muitos contact centers, onde ligam, não há atendente disponível para transferir e então a ligação é derrubada.
.
Existem muitas empresas, como as de cobrança ou aquelas que incomodam aposentados, que praticam o spoofing de forma irregular, infernizando nossa vida, porque o cidadão não sabe que é proibido.
.
Spoofing de um número de telefone faz com que o identificador de chamadas exiba um número de telefone ou outras informações FAKE para fazer parecer que as chamadas são de uma pessoa ou empresa diferente.
.
Geralmente, spoofing é feito com motivações maliciosas ou sem escrúpulos pelo chamador e tem levado muitas pessoas a acreditar que você não pode mais confiar no identificador de chamadas.
.
Decreto nº 7.962/2013: Este decreto regulamenta a Lei do Marco Civil da Internet no que diz respeito à contratação de serviços de telecomunicações. Ele proíbe o uso de spoofing para ocultar a identidade do usuário.
.
Resolução nº 654/2015 da Anatel: A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelece regras sobre a identificação de chamadas telefônicas, proibindo o uso de spoofing para fins de fraude ou engano.