Produtividade e economia nosso DNA para soluções

Não se constrói nada sozinho, portanto todos esses trabalhos sempre foram feitos em equipe sem o que não se poderia chegar ao sucesso.

Sempre gostei de inovar, melhorar, criar processos para agilizar meu trabalho e reduzir meu estresse, gostava do desafio.

Certa vez ouvi do CIO de um grande banco: se você tiver qualquer coisa que melhore a performance da minha área de TI e o tempo de resposta para meu usuário, isso me interessa.

As primeiras soluções que me envolvi chamavam-se INQUIRY IV e MARK IV, em uma época que relatorios eram a base para manipular as informações e ser veloz na sua criação e extração faziam total diferença para as áreas de negócios, em geral eu era 5 vezes mais rápido fazendo o trabalho que qualquer outro.

Em razão do MARK IV e a minha especialização em banco de dados e monitores de TP, acabei aprendendo uma outra linguagem, que na época chamavam de quarta geração, o MARK V, e com ela eu “vomitava” sistemas on-line sob a plataforma IMS DB/DC, aí fui contratado pela Informatics fornecedoras dessas soluções.

Na sequência, acabei indo trabalhar em uma empresa que estava com uma versão nova da ferramenta concorrente do MARK IV o EASYTRIEVE, que eu considerava ser melhor, mais fácil de usar, fiquei por lá e aprendi muito, foi quando descobri que faltava no mercado treinamento de EASYTRIEVE PLUS para a ferramenta estourar.

Então abri uma empresa a PVM Informática e resolvi criar um curso dessa ferramenta que acabou sendo um sucesso, a maioria das empresas tinham instalado, mas não tinham profissionais capacitados para usar.

Com o tempo apareceu a oportunidade de representar no Brasil a empresa de software americana Goal Systems, que tinha uma série de produtos interessantes, entre eles o HIPERBUFF.

Como nas outras soluções, a incredibilidade com o que se podia fazer em termos de melhoria de performance e produtividade gerava dúvidas no mercado.

Por mais de uma vez fui “desafiado” a provar e minha resposta sempre foi a pergunta: se fizer você compra?

Economia e melhor experiencia do usuário

Nunca errei, praticamente ao instalar a solução se reduzia em 40% o tempo de processamento “batch” da época, em alguns bancos se viabilizava a entrada do “on-line” em tempo de atender os clientes. Aqui vamos lembrar não havia internet.

Ainda com a Goal Systems, veio o JOBTRAC para automação de “schedulagem”, outra solução que depois de implantada dava uma agilidade brutal a “diária noturna”, chego a lembrar que a redução do tempo de sala era tanta que nos primeiros clientes tínhamos dúvidas se tudo tinha corrido bem.

Bom, as plataformas de processamento foram evoluindo e com elas vieram a diversificação, foi quando apareceu o downsize, junto com ele, as necessidades nas plataformas distribuídas.

Foi aí que conheci o COSORT e trouxe para o Brasil, vamos lembrar que a Computer Associates nasceu de um programa de Sort (classificação), o COSORT trazia para as plataformas não mainframe essa funcionalidade com extrema eficiência.

Em fim fui contratado pela COMPUWARE e designado para uma vertical de negócios que era considerada “velha” sem futuro que tratava dos ABENDS.

Bom, no meu início de carreira minha atividade era analisar dumps inclusive em missão crítica para levantar sistemas parados, portanto, conhecia exatamente a dor, o tempo e os custos.

Assim o ABEND-AID ressuscitou como uma solução fundamental contra o “downtime”, dava para justificar até pela economia de papel que os ABENDS geravam.

Ai a Compuware compra o STROBE, uma solução fantástica para melhorar a performance dos aplicativos e, portanto, mais um sucesso.

Todas as soluções acima, na sua época eram especiais, algumas até com concorrência, como o JOBTRAC, mas com uma qualidade acima da média.

Dando continuidade a essa história, nossos parceiros hoje são excelência nas suas áreas CPqD em Telecom, prevenção a fraudes e inovação, IRI em PII/PHI, Kontrol com a plataforma em Blockchain/motor de regras, a Novax/BotSmart na área de experiencia do usuário, soluções que geram impacto direto na melhoria dos custos e performance.

Marco Vidal