Porque considerar este aspecto como fundamental para o sucesso?
Na administração moderna prega-se a necessidade do equilíbrio, mas no dia a dia observamos uma gestão na direção oposta, o que é um erro,
não devemos apenas cobrar resultados, mas também entender como as pessoas que lideramos lidam com esse equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer, fundamental para a disposição de se buscar as metas.
Sempre gostei de estudar sobre como administrar pessoas e como tirar delas o seu melhor. No que li até hoje e no trabalho que eu fiz nada me convence que o equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer é fundamental.
Se o seu horário de trabalho é de 8 horas por dia, então que você tenha 8 horas produtivas, o restante do dia, dedique a você. Hoje, não se espera ter profissionais que marquem cartão, o que se busca são pessoas comprometidas, isso é fundamental para o sucesso.
Bom ai começa a confusão, muito gestores confundem “comprometidos” com a necessidade de estas pessoas atingirem os resultados “comprometidos” por ele e, em muitos casos, esse é um resultado que não foi previamente estudado considerando o mercado, a quantidade de pessoas, a economia, etc., e ai o que realmente importa é a meta.
Inúmeras vezes eu fiz minhas equipes trabalharem além do que seria normal, mas para isso sempre coloquei a eles o porquê e até quando, e o mais importante, ao final o reconhecimento pelo esforço adicional.
Uma das perguntas que sempre fiz, em tom de brincadeira, quando encontrava alguém do meu time trabalhando após o “expediente” era: Você está com problemas em casa?
É fundamental planejar o seu dia e ajudar o seu time fazer o mesmo. Não adianta querer “tirar o máximo” das pessoas simplesmente pelo fato de que existe uma meta a ser atingida, afinal se existe essa meta e você se comprometeu com ela é porque você acredita que seu time é capaz. Vamos sempre lembrar que ao liderar um time, você pode demitir algumas pessoas para justificar o não resultado, o que é até natural no processo de montagem de um grande time, mas isso não dura muito só como justificativa.
A melhor lição que eu tive sobre o fato de se trabalhar sem ter o equilíbrio foi bem jovem, eu trabalhava em uma empresa de tecnologia que tinha um problema em um sistema, esse problema movimentou várias pessoas, analisando programas, processos, afinal uma parte da produção estava parada e nada de solução. Após 12 horas de trabalho, já por volta das 20h00 resolvi ir embora para casa, quem estava lá me criticou muito, mas tudo bem, eu fui assim mesmo. Ao voltar no dia seguinte, percebi que não havia ninguém e que o problema persistia. Com calma retomei a analise da situação e por “milagre” achei o erro. Bom, aqui o que chamo de “milagre” quer dizer, descansado. Desde este dia percebi que é fundamental ter um equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer.