A necessidade de valorizar as pessoas em detrimento dos processos.

Sempre dei mais valor às pessoas com quem trabalho do que aos processos, são elas que fazem a diferença, mas começava a me sentir sozinho, até assistir a esse programa MUNDO S/A com as empresárias Chieko Aoki, presidente da rede de hotéis Blue Tree e Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.

 

Atualmente tenho observado que pouco se ouve o que as pessoas tem a dizer ou contribuir, as reuniões tem como pauta discutir relatórios ou justificar relatórios. É certo que há “coletas” das opiniões dos funcionários, mas quem realmente tem que escutar, está mais preocupado com o relatório e que se trabalhe dentro dos “processos”.

 

 Isso me incomodava, vai contra ao que eu acredito, as boas idéias sempre aparecem quando se escuta o que as pessoas tem a dizer.


“O mundo está precisando de pessoas que pensem nas pessoas” (Chieko Aoki)

 

Processos e relatórios não eliminam a necessidade de os gestores se relacionem com seus colaboradores, é nessa hora que mais aprendemos, são os nossos colaboradores que nos trazem a real visão do mercado e ao mesmo tempo, é através desta relação que vamos valorizar a qualidade de cada um. Estar no “campo” também é fundamental, nunca esquecer a máxima de vendas “pessoas compram de pessoas”.

 

 

“Quem não mudou está ficando para traz” (Luiza Helena Trajano)

 

 

Os clientes, necessitam ser atendidos por pessoas, são elas que sabem avaliar uma situação e agir em de acordo com o momento, um processo é inflexível.

 

 

“A gente tem que tratar o cliente com a alma, não só com a razão” (Chieko Aoki)

 

 

São pontos colocados nesse programa que me fizeram acreditar que minha linha de trabalho ainda faz diferença, somente uma pessoa pode “sentir” o momento e tomar uma decisão e é ai que uma empresa irá fazer diferença, pelas pessoas que tem. Temos que confiar nos nossos colaboradores, lidando com eles dentro de sua capacidade e obtendo o máximo do seu desempenho.

 

 

“Esqueça esse desenho que está aqui, pense da sua forma” (Luiza Helena Trajano)

 

 

Trabalhar com pessoas que são capazes de escutar, se colocar no lugar do outro (empatia), qualificar uma situação, ganhar a confiança, administrar um “processo” dentro de um relacionamento profissional que envolve muito mais que itens a serem seguidos, pode fazer uma grande diferença. Esse material humano vale muito nos dias de hoje e é o que realmente faz a diferença.

 

Vale à pena assistir a esse programa e entender…