Escolher ser vendedor pode ser uma escolha ou uma falta de escolha, até porque existe a velha história:
A mãe foi procurar emprego junto com o filho e ao chegar no local disse ao proprietário, “você tem um emprego para meu filho, pode ser até de vendedor”.
Ser vendedor para alguns acontece para outros é uma opção (é o meu caso) e para muitos é a falta de opção.
A razão do vendedor existir é satisfazer necessidades ou desejos, simples, nem tanto, para se chegar a isso é necessário muito preparo e habilidade, o que não se encontra em qualquer pessoa.
Quando falamos em aptidão, isso em vendas é importante, são profissionais com características adequadas, e não vamos achar aqui que um vendedor vende qualquer coisa, não é bem assim, cada produto ou serviço exige características específicas do vendedor de conhecimento a comportamento.
Eu escolhi ser vendedor porque comecei como técnico na área de TI, sempre fui bem-sucedido nessa função, mantinha um bom relacionamento com os meus usuários gostava de entender as necessidades e depois “vender” o resultado do meu trabalho, aí evoluí como técnico para empresas de software, fazendo o mesmo junto aos clientes, quando me senti confortável e seguro para mudar para vendas, mudei.
Mudei porque gostava do trabalho de venda consultiva que era abrir um cliente, ganhar a confiança, encontrar uma oportunidade, conduzir o processo de vendas e o melhor, fazer o fechamento, depois continuar vendendo, pois, o trabalho de conquista, confiança e empatia tinha sido feito, eu já não tinha mais clientes, tinha amigos.
Gostava e gosto de não estar parado no mesmo local, gosto de visitar, de estar em movimento, da mudança de ambientes e cultura, de aprender a cada visita, do desafio de conquistar.
Mas, ao longo da minha vida, como gestor, infelizmente tive que demitir muitos amigos, boas pessoas que acharam que tinham aptidão para vendas, o que com o tempo ficou demonstrado não ter a capacidade de se adaptar e evoluir com os requisitos da profissão, o que foi uma pena.
Em vendas é possível se trabalhar dentro de um processo, isso inclusive é desejo da maioria das empresas ao implantar um CRM, mas a execução correta exige uma habilidade que nem todos possuem, a do relacionamento, a capacidade de praticar empatia.