Aí eu tenho que escutar isso: Eu conheço seu negócio

“Eu conheço seu negócio, vou te ajudar a vender, conquistar mais clientes”, sou contatado constantemente por chatos, sem criatividade, “vendedores” de ilusão com essa oferta.

Atualmente eu recebo dezenas de contatos por e-mail, WhatsApp, rede social e de “profissionais” de empresas me dizendo isso, o problema é que eles nem sabem o que fazemos, o mais interessante é que dizem “ter avaliado minha empresa” e que querem marcar uma reunião para mostrar como podem me ajudar.

As ofertas são de me fazer aparecer mais nas redes sociais, buscar leads, me orientar a aumentar minhas vendas, para colocar meus dados em cloud, para me deixar rico cuidando das minhas finanças, entre outros.

O problema é que em nenhum desses contatos existe qualquer consistência no que está sendo ofertado, pois eles nunca fizeram uma QUALIFICAÇÃO para saber o que falar.

Tenho uma formação em vendas e adoro esse trabalho, aprendi logo no início que a empatia é fundamental para o sucesso de uma venda e isso só é possível conhecendo seu cliente, e que cliente é sinônimo de pessoas.

Em vendas QUALIFICAR o prospect é a primeira coisa a fazer antes de uma oferta, entender as necessidades para orientar na melhor solução e, se for um vendedor correto, não vender se não puder ajudar.

O conceito básico de vendas é atender a um desejo ou necessidade e isso só se sabe conversando.

O maior fornecedor de contatos desse tipo é o LinkedIn, pessoas que solicitam participar da minha rede, coisa que não nego e, logo em seguida, dizem conhecer “profundamente” o meu negócio e que irão me “deixar rico” (ok um certo exagero da minha parte).

O pior é que usam uma mensagem ou e-mail padrão, ridículo, até porque nem se preocupam em estudar o core da empresa que irão oferecer os “serviços” e se mostram ser “consultor de negócios” ou qualquer coisa que soe bonito.

Não entendo por que ao invés de tentar me vender algo, discurso padrão, que eles nem sabem se eu necessito, não tentam apenas conversar comigo para me conhecer e então, se na qualificação, identificarem minha necessidade, aí sim me contar o que fazem e como poderiam me ajudar.

Em um dos meus segmentos de mídia equestre, por exemplo, recebo contatos para me ajudar a vender mais, mas vender mais o que?

Se essas pessoas acreditam que alguém irá confiar nelas usando esse tipo de abordagem, lamento por quem acredita, afinal é uma abordagem que não aceito na minha empresa de um vendedor, que é o que eles são, tem que ter consistência, estudar o cliente, isso é que é vender, saber QUALIFICAR, saber ofertar.

Quem sabe é por essa razão que a IA está crescendo! INTELIGÊNCIA ou falta dela.

Como dizia um pensador amigo “o erro vem na mesma velocidade do acerto”, com o avanço da tecnologia, cada vez mais está se tentando automatizar tudo, o que percebo é que tudo está ficando mais complicado, e o pior, com baixíssima qualidade.

Para não dizer que sou um chato com esses vendedores de ilusão, costumo dar uma chance, proponho pagá-los com uma porcentagem da venda realizada com a ajuda deles, ninguém até hoje aceitou, não entendi o porquê já que irei ficar rico com o apoio deles.

Tenho LinkedIn há mais de 20 anos e confesso que essa “praga” de vendas recente está me incomodando, tento ser gentil ao dizer não, mas não gostaria nem de ter que fazer isso com quem não tem competência de vender.