“quero gente que cria problemas”, e não um “soldado” que obedece o que o superior comanda

Frase do homem atualmente mais rico do país, Jorge Paulo Lemann

Isso me traz admiração, somente um líder tem essa capacidade, pois é alguém alto confiante, que não se assusta ao encontrar alguém com iniciativa, não se sente ameaçado por isso, pelo contrário se aproveita. 

Para mim isso é uma contradição pelo que tenho vivido nos últimos anos, talvez porque tenho trabalhado para multinacionais americanas voltadas para tecnologia da informação, ou seja o de vendas consultivas.

Minha conclusão pode ser simplista, mas tenho dificuldade de ver outra razão: o mercado, principalmente na área que trabalho, cresceu muito e necessitou incorporar cada vez mais gente, a formação ficou deficiente e o único caminho para superar isso é definir processos que todos sigam.

Ao mesmo tempo, profissionais com formação deficiente foram assumindo cargos de “chefia”, veja estou falando chefia não liderança, e passaram a usar ferramentas de apoio como ferramentas de “auditoria” sobre suas equipes, congelando as iniciativas, afinal qualquer iniciativa fora do processo cria problema.

Lendo o livro do jogador de futebol holandês Johan Cruyff, isso anos atrás, em certo momento ele comenta sobre a criatividade e a necessidade de dar liberdade a criança para jogar como gostam para se tornarem grandes craques criativos dentro de um trabalho em equipe.

Bom, transportando isso para a uma corporação, ao “engessar” seus colaboradores você perde a criatividade, tira a motivação, perde a capacidade de ver o mercado por outros olhos, ver novas formas de atingir os objetivos.

Ainda com base no segmento em que trabalho, existe um erro brutal em achar que todos os mercados são iguais, que se trabalha da mesma forma em todo o mundo, isso não acontece nem no Brasil, até em cada estado brasileiro você tem uma forma diferente de trabalhar, pois a cultura é diferente.

Voltando ao tema de ter funcionários que criam problemas, isso me traz admiração, pois somente um líder tem essa capacidade, pois é alguém alto confiante, que não se assusta ao encontrar alguém com iniciativa, não se sente ameaçado por isso, pelo contrário se aproveita.

Essa é a diferença entre um líder e um chefe.

Chefe, nada mais é que “um superior que comanda”, pois não tem confiança na sua capacidade de lidar com quem questiona em busca de melhorias, até porque dentro da escala hierárquica é muito provável que o “chefe” dele tenha o mesmo problema.