Vendo essa entrevista sobre liderança escutei a pergunta: Quem sabe mais sobre a operação de uma máquina, o CEO ou o seu operador?
Liderança é saber usar o que tem à sua volta valorizando quem realmente sabe e ter a humildade de escutar opinião, envolver as pessoas, motivar, ajudar, direcionar, inspirar.
Certa vez um amigo distribuiu dentro do escritório um livro chamado "Como Resolver Crises de Antigerência" Ichak Adizes, para mim foi muito marcante, pois reforçou o conceito de que não existe gestor com todas as habilidades, a minha lição foi procurar completar minhas deficiências com as pessoas que compunham minhas equipes.
Voltando ao assunto liderança, tive um exemplo interessante bem recentemente, estávamos enfrentando problemas para vender um produto, era necessário uma ação, aí escutei de quem deveria ouvir "mas nós já vendemos sem problemas", porém não nos disse como, não nos inspirou, não se envolveu.
Aí fui pesquisar como foi para aprender e descobri que tinha sido há 3 anos passados, com uma condição de mercado diferente e quase sem concorrente, ou seja, quem estava no campo de jogo, "operando a máquina", nem não foi ouvido, mesmo vivendo em um mundo dinâmico.
Uma lição do livro situado foi não ter medo de ter colaboradores melhores que eu, o que importa é a habilidade de liderá-los.
O líder tem que se envolver, se importar, mostrar interesse, comprometer-se e ai envolver as pessoas, quanto mais engajada a equipe está, mais naturalmente o trabalho flui, o líder passa desapercebido.
Liderar uma equipe é totalmente diferente que chefiar, liderar significa trabalhar cada colaborador nas suas virtudes e defeitos.
Nem todos têm a liderança como uma habilidade natural, é possível ser treinado para liderar, ou se auto treinar, portanto se você se importa, é só começar a estudar o assunto.