Gestão de pessoas, uma atividade de time, aqui RH é fundamental

No mundo de vendas, é curiosa a avaliação de desempenho feita em algumas empresas, com base somente em resultados, em vendas é simples: fez ou não a quota.

Da contratação a gestão de um novo funcionário tem que haver um trabalho em conjunto com RH, trabalhar dentro do porque se está contratando alguém e qualificar sua capacidade para aquela função é uma atividade nem sempre bem feita só pelo gestor e nem só por RH.

Mas o foco não é o processo de contratação, mas sim a gestão das pessoas.

No mundo de vendas, é curiosa a avaliação de desempenho feita em algumas empresas, com base somente em resultados, em vendas é simples: fez ou não a quota.

Tive duas ótimas experiências em minha vida profissional, na gestão de pessoas, uma com a empresa que fui sócio, a PVM, e outra na COMPUWARE.

Na PVM não me lembro de ter mandado embora um vendedor, na verdade houve um caso, que por sinal a pessoa se tornou um bom amigo, mas não foi por resultado é sim por comportamento. A saída dessa pessoa me fez crescer como gestor.

Certa vez estava em uma reunião de vendas e eu solicitando a todos os "seu relatórios de visitas", cercando os vendedores, e esse amigo (vendedor) ficou bravo e me disse "se você quer saber o que eu estou fazendo pergunte para mim não coloque todos no mesmo barco" e ele estava certo, ele era o foco.

Isso me levou a uma reflexão naquele momento, eu tinha que ter coragem de atuar com cada um dos vendedores e não "ficar cercando", aprendi a lição.

Descobri que administrar pessoas é muito mais que cobrar resultados.

Em grande parte das vezes quando você consegue montar um time bom, e isso demora um pouco, esse time não é responsável sozinho pelos resultados, uma estratégia de marketing errada, falta de foco da empresa, produto abaixo do mercado e administração incompetente, pode estragar tudo e o pior irão culpar o time.

É aí que o trabalho em conjunto com o RH tem seu valor, se o gestor atua em conjunto com RH, ele tem suas avaliações semestrais ou anuais do seu time, com metas que transcendem somente resultados, o que dá suficiente argumento para não ter que "mandar profissionais" para rua por erros da estrutura, ou se for fazê-lo, será um ato pautado em evidencias.

Sempre fiquei muito incomodado com o fato de certos gestores justificarem seus erros mandando pessoas para rua, para isso existe a área de recursos humanos, um gestor INCOMPETENTE não sobrevive quando a gestão de pessoas é partilhada com RH.

 

Lendo o livro do Isaad Adizes, “Gerenciando Crises de Antigerência” ele me fez entender que não temos todas as qualificações necessárias, o gestor nem sempre é bom em tudo, muito pelo contrário, e observando o dia a dia, percebo que uma grande maioria tem deficiência na gestão de pessoas, o difícil é admitir isso e pedir ajuda, no caso aqui do RH.