No mês passado, após terminar meu treino, fui convidado a dar uma entrevista sobre Hipismo, como gosto muito do esporte e de cavalos, e na condição de estar falando como apenas um praticante, topei.
À hora de fechar a venda (o “time” da venda)
Comparo um processo de venda a uma tourada em que o vendedor e toda uma equipe trabalham o touro até o grande final, o momento da confrontação do touro e o principal toureiro. Em tempo não gosto de matar nem uma formiga, mas gosto de fechar vendas.
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Hoje alguém me falou: Meus vendedores só me pedem descontos para fechar a venda.
Quem é realmente vendedor não dá desconto, encontra o PREÇO JUSTO para fechar uma venda. É um grande engano achar que vendedor quer vender com desconto, o vendedor quer vender e ganhar comissão, essa é a sua profissão, portanto sua principal função é encontrar um equilíbrio para o fechamento.
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EMPATIA foi a lição mais marcante do meu primeiro curso de vendas
O que devemos sempre lembrar é que “pessoas compram de pessoas”, portanto um fator de sucesso é a capacidade que temos em nos colocar no lugar da pessoa para quem estamos vendendo e, a partir deste ponto, criar um processo de sucesso, sem macular os objetivos pessoais dela e da empresa.
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Vendedor técnico ou de relacionamento?
Quando era pré-venda, trabalhando com vários vendedores, os que mais me impressionavam eram os que tinham controle da “conta” e “faro”, em geral, assim que eles identificavam uma oportunidade, me envolviam e continuavam focados em administrar o ciclo da venda e em seus outros clientes. Todo ano batiam cota.
The Best Team – Eu fiz parte deste time
Lembra do filme “TEMPOS MODERNOS” de Charlie Chaplin? Bom, qual é a relação com ser vendedor nos dias de hoje?
Ao implantar ferramentas de “gestão de vendas”, percebo que objetivo final não é o aumento da produtividade das áreas de vendas e sim a busca por auditar os profissionais.
Nesta direção dois pontos fundamentais estão sendo colocados de lado: EMPATIA e o RELACIONAMENTO PESSOAL.