Visite muito o cliente antes de desistir de uma venda, uma das histórias que me convenceram desta verdade, foi acreditar que um determinado Banco de porte médio necessitava de uma solução, depois de 3 anos fechei o negócio.
Iniciei este trabalho em uma empresa e acabei vendendo quando era empregado de outra. Como meu foco sempre foi vender solução e não produto, o cliente ainda elogiou minha perseverança, pois foram 3 anos de muitas visitas. Histórias como essa eu tenho várias.
Se eu tinha concorrente? Sim e havia muitos, mas nenhum deles conhecia tanto o cliente como eu e nenhum tinha transmitido tanta confiança, isso veio do fato de eu estar sempre presente.
Se depois de visitar um cliente 5 vezes você estiver convencido que não tem o que vender, eu vou concordar com você, antes não. Mas, mesmo assim, eu ainda insistiria um pouco mais.
Ninguém compra de uma pessoa que não conhece, em especial quando se está vendendo serviços. A menos que você seja um vendedor de uma grande marca que em geral se “tira pedido”, isso pode acontecer, mas mesmo assim, se o comprador não conhecer você, existe uma grande chance de comprar do seu concorrente, lembre-se, sempre irá existir um bom concorrente, com um vendedor perseverante.
Essa filosofia de trabalho até pode não ser aplicada em outros países (eu duvido, mas querem me convencer disso), mas como eu vivo no Brasil, e mesmo dentro do Brasil, temos regiões com suas próprias características e hábitos, e ai eu garanto, relacionamento vende.
Certa vez, fiz um treinamento de vendas na Alemanha, convivi com vários vendedores de diversos países, o curioso foi à similaridade entre os países Latinos, como Portugal, Espanha, Itália, França e por incrível que pareça Holanda, na forma de abordar os clientes, a necessidade do cliente, antes de comprar, conhecer de quem está se comprando, confiar no vendedor.
Não confie que estudar o site do seu cliente na internet basta, dedique seu tempo a conhecer seu cliente, as pessoas, suas necessidades, seus projetos, sua forma de comprar, tente fazer parte dos projetos, transmita confiança, e o mais importante, deixe seu cliente saber que você estará lá quando ele necessitar, que você está comprometido, visite.