Nos últimos tempos tenho visitado muitos “amigos profissionais”, algo normal para um vendedor, e sempre tenho visto a mesma coisa, pessoas sobrecarregadas de atividades trabalhando horas além do que foram contratadas.
Achei muito interessante esse artigo:
Infelizmente, em uma economia instável como a nossa, o medo de perder o emprego faz com que se aceite, em princípio no curto prazo, sem avaliar o impacto no futuro, atividades além da capacidade diária de trabalho.
Aí aplica-se a lei do “provisório definitivo fica” e quando a sobrecarga de um colaborador já foi “absorvida” pela organização, reverter essa situação torna-se improvável.
Os efeitos, além físicos, mentais e na vida pessoal, levam também a redução da qualidade no trabalho, portanto uma bola de neve, desperdício de tempo.
Quando comandava equipes e na minha empresa sempre tive como meta buscar nos meus colaboradores o equilíbrio entre vida pessoal, trabalho e lazer.
Artigos relacionados:
Trabalho x Descanso e Lazer – equilíbrio
Quer ser produtivo? Regra 52-17
Como gestor como você observa o seu colaborador, será que ele está depressivo!
Multitarefa em vendas só serve para derrubar a produtividade e por consequência o resultado
Mas cadê o RH?
Em uma conversa com um profissional “sobrecarregado” recentemente perguntei: cadê o RH? Bom, aqui estão mais preocupados em não pagar hora extra !!!!!!
Isso pode parecer um fato isolado, mas não é, não tenho visto uma atuação efetiva da área de RH na busca da qualidade de vida dos colaboradores, eu sempre procurei trabalhar junto com RH, até porque entendo que são profissionais voltados a cuidar do equilíbrio entre o relacionamento da organização e as pessoas, não só no que diz respeito a controles como também bem estar.
Então fica a pergunta: VOCÊ COMO LÍDER E GESTOR DE PESSOAS ESTÁ REALMENTE PREOCUPADO COM A QUALIDADE DE VIDA DOS SEUS COLABORADORES?