Um dia um vendedor iniciante perguntou ao grande mestre vendedor, qual era o segredo do sucesso?

As pessoas são mais destrutivas que construtivas, é sempre mais fácil fazer uma crítica que dar uma sugestão positiva. Isso sempre me incomodou e me faz lembrar uma fábula de vendas, que por ser muito velha, estamos sempre nos esquecendo, então relembrando.

Um dia um vendedor iniciante perguntou ao grande mestre vendedor, qual era o segredo do sucesso? O mestre contou-lhe uma historia então:

Certa vez havia um grupo de formiguinhas cujo alvo era alcançar um pote de mel que estava no ponto mais alto do armário da cozinha.

O caminho a percorrer era muito difícil; cheio de curvas árduas e dificuldades mil.

Todas elas colocavam muitas objeções sobre o porquê jamais atingiriam o pote de mel.

Centenas de formigas até tentaram, mas nunca conseguiram.

Nisso apareceu, mais uma formiguinha disposta a alcançar o pote de mel.

As demais formigas, ficaram ouriçadas, com a audácia dessa formiguinha e começaram a dar conselhos:

– Olha, é muito perigoso…

Outra disse :

– É praticamente impossível…

Mais outra falou :

– Não acredito que vá conseguir, outras já tentaram e não conseguiram…

Então a formiguinha começou a escalada e em cada ponto difícil e de obstáculo que aparecia, as formiguinhas que ficaram lá embaixo gritavam :

– CUIDADO, É PERIGOSO…MELHOR VOCÊ DESISTIR…MELHOR VOCÊ VOLTAR…

Mas ainda sim a formiguinha seguia firme, sem olhar pra trás e sem se importar com o que as outras formiguinhas diziam lá embaixo…

Até que finalmente, ela chegou ao tão desejado pote de mel.

O mestre vendedor experiente, perguntou então ao vendedor iniciante, qual teria sido o segredo da formiguinha que chegou ao topo. E este lhe respondeu:

– Esta resposta é fácil. A formiguinha teve uma vontade de ferro, uma incansável atitude de superação pessoal, iniciativa fora do comum, uma paixão sobrenatural que a impulsionava, desistir era uma palavra que não estava no seu dicionário, tinha uma auto-imagem saudável, pensava positivo, sabia despertar seu gigante interior…

– Nada disso – respondeu o mestre experiente – ela só chegou lá porque era surda e não podia ouvir a voz das outras formigas dizendo que era impossível alcançar o pote de mel. Ela não podia ouvir que a situação estava feia ou que outras haviam tentado em vão.

MORAL da HISTÓRIA: Dificuldades, sempre haverá, lutas também, mas devemos nos FAZER DE SURDOS, com as palavras negativas e derrotistas, ainda que pareçam bem intencionadas, mas que possuem a única intenção de nos puxar pra baixo.